segunda-feira, 20 de junho de 2011

Maiores reclamações

As principais reclamações de idosos são sobre planos de saúde: reajustes por faixa etária, reajuste anual, descredenciamento de hospitais e de laboratórios, e cobranças indevidas das operadoras de telefonia.
Os idosos também sofrem discriminação ao tentar obter financiamento para qualquer bem. Por exemplo, no fim de 2001, o instituto recebeu reclamações contra financeiras que exigiam dos idosos a apresentação de avalistas para fazer financiamentos de bens e serviços, presumindo que eles teriam maiores chances de contrair doenças ou morrer. A exigência é absolutamente ilegal, e a orientação do Idec foi no sentido de se denunciar a prática abusiva ao Ministério Público.
“As empresas ainda não estão preparadas para atender idosos”, afirma a assistente social Sandra Turra. Ela participou da fundação do Procon-Paraná, onde trabalhou entre 1991 e 1994, e é ex-presidente da Associação de Defesa e Orientação do Cidadão (Adoc) de Curitiba. Atualmente, trabalha numa dissertação de mestrado em Sociologia das Organizações sobre os idosos e o consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário