segunda-feira, 20 de junho de 2011

Idosos enfrentam muitas discriminações

Estamos em pleno século XXI e mesmo assim presenciamos cenas de preconceito, ainda mais em relação aos idosos, que já passaram por tantas coisas, criaram filhos, netos, possuem uma grande experiência em relação á vida, e mesmo assim não recebem um mínimo de respeito, o que deveria acontecer.

Geralmente o desrespeito acontece dentro de casa, cresce o número de jovens que não dão o valor aos pais, ou avós, maltratando, verbalmente e fisicamente, principalmente quando os idosos não conseguem mais se defender, e acaba sofrendo com repressões de várias pessoas.

Mas não é somente esses casos de discriminações, os idosos também não são respeitados muitas vezes em filas, hospitais, no trânsito, no trabalho, em fim uma série de preconceitos sem cabimento.

As pessoas não têm a consciência de que os mais velhos também possuem os mesmos direitos na sociedade, que merecem toda a atenção e respeito. São pessoas que deveriam ser idolatradas, elas que possuem um vasto conhecimento, podem dar conselhos, amar, educar, ou seja, coisas que qualquer um pode fazer.

Não vale a pena ser preconceituoso, todas as pessoas merecem ser dignos, então faça a sua parte não contribua na descriminação. Lembre-se que um dia também vai chegar na mesma idade, vai atingir, 50, 60, 70 anos ou mais. E como você quer ser tratado?

3 comentários:

  1. Parabenizo e concordo plenamente, infelizmente grande parte da sociedade não para pra prestar atenção no que um idoso fala, para que assim possa subtrair alguma sabedoria, a maioria espera e exige que ele no seu tempo, vista-se, alimente-se, desloque-se,conte suas experiências de vida, quer dizer para que experiencia de vida???talvez essa seja a grande icognita na cabeça daqueles que maltratam pessoas que são tão importantes na construção individual de cada um, precisamos mudar isso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, é por este motivo que o meu TCC será voltado para pessoas idosas que se encontra em estado de vulnerabilidade e risco social.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, é por este motivo que o meu TCC será voltado para pessoas idosas que se encontra em estado de vulnerabilidade e risco social.

    ResponderExcluir